top of page

𝙀𝙎𝘾𝙍𝙄𝘽𝘼𝙎 𝙀 𝙁𝘼𝙍𝙄𝙎𝙀𝙐𝙎 𝙃𝙄𝙋Ó𝘾𝙍𝙄𝙏𝘼𝙎


Quantos destes andam pelas ruas gritando: “Ô, meu reverendo, tudo bem?”, tão somente com a miserável intenção de mostrar que “𝒆𝒍𝒆 é 𝒂𝒔𝒔𝒊𝒎 𝒄𝒐𝒎 𝒐 𝒑𝒂𝒔𝒕𝒐𝒓” da igreja em cuja primeira cadeira gosta de se assentar para mostrar que é um servo presente e assíduo, 𝒎𝒂𝒔 𝒆𝒔𝒄𝒐𝒏𝒅𝒆 𝒅𝒐 𝒎𝒆𝒔𝒎𝒐 𝒑𝒂𝒔𝒕𝒐𝒓 𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒇𝒂𝒛 𝒄𝒐𝒎 𝒎𝒖𝒍𝒉𝒆𝒓𝒆𝒔 𝒊𝒏𝒅𝒆𝒇𝒆𝒔𝒂𝒔 𝒆 𝒊𝒏𝒄𝒂𝒖𝒕𝒂𝒔 sobre assuntos legais. Fariseu hipócrita! Ai de ti, serpente, raça de víboras! Ai de ti, escriba e fariseu hipócrita! O Senhor conhece você e teus pensamentos e tuas maldades e iniquidades. Você pode enganar pessoas, mas nunca enganará Deus.

“E, ensinando-os, dizia-lhes: Guardai-vos dos escribas, que gostam de andar com vestidos compridos, e das saudações nas praças, e das 𝖕𝖗𝖎𝖒𝖊𝖎𝖗𝖆𝖘 𝖈𝖆𝖉𝖊𝖎𝖗𝖆𝖘 𝖓𝖆𝖘 𝖘𝖎𝖓𝖆𝖌𝖔𝖌𝖆𝖘, e dos primeiros assentos nas ceias; que 𝖉𝖊𝖛𝖔𝖗𝖆𝖒 𝖆𝖘 𝖈𝖆𝖘𝖆𝖘 𝖉𝖆𝖘 𝖛𝖎ú𝖛𝖆𝖘, e isso com pretexto de largas orações. 𝑬𝒔𝒕𝒆𝒔 𝒓𝒆𝒄𝒆𝒃𝒆𝒓ã𝒐 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒈𝒓𝒂𝒗𝒆 𝒄𝒐𝒏𝒅𝒆𝒏𝒂çã𝒐” (Mc 12:38-40).

A palavra de Deus que os fariseus hipócritas leem é verdadeira porque está nas Escrituras Sagradas: ouçam-na, mas 𝒏ã𝒐 𝒊𝒎𝒊𝒕𝒆𝒎 𝒐𝒔 𝒔𝒆𝒖𝒔 𝒇𝒆𝒊𝒕𝒐𝒔 𝒑𝒐𝒓𝒒𝒖𝒆 𝒅𝒊𝒛𝒆𝒎 𝒂 𝒑𝒂𝒍𝒂𝒗𝒓𝒂 𝒅𝒆 𝑫𝒆𝒖𝒔, 𝒎𝒂𝒔 𝒏ã𝒐 𝒂 𝒄𝒖𝒎𝒑𝒓𝒆𝒎.

“Observai e praticai tudo o que vos disserem; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não praticam” (Mt 23:3).

Assim como se deu com o juiz iníquo que por ser importunado continuamente por uma viúva resolveu atender seu pedido a fim de que ela parasse de lhe importunar, 𝑸𝒖𝒆 𝒐 𝑬𝒔𝒑í𝒓𝒊𝒕𝒐 𝑺𝒂𝒏𝒕𝒐 𝒊𝒏𝒄𝒐𝒎𝒐𝒅𝒆 𝒐 𝒇𝒂𝒓𝒊𝒔𝒆𝒖 𝒉𝒊𝒑ó𝒄𝒓𝒊𝒕𝒂 𝒂𝒑𝒓𝒐𝒗𝒆𝒊𝒕𝒂𝒅𝒐𝒓 𝒃𝒂𝒔𝒕𝒂𝒓𝒅𝒐 𝒏𝒂 𝑭𝒂𝒎í𝒍𝒊𝒂 𝒅𝒆 𝑫𝒆𝒖𝒔 𝒂𝒕é 𝒒𝒖𝒆 𝒆𝒍𝒆 𝒍𝒉𝒆 𝒅𝒆𝒗𝒐𝒍𝒗𝒂 𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒍𝒉𝒆 𝒕𝒊𝒓𝒐𝒖 𝒎𝒂𝒍𝒊𝒄𝒊𝒐𝒔𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒆 𝒔𝒆𝒎 𝒍𝒉𝒆 𝒅𝒂𝒓 𝒒𝒖𝒂𝒍𝒒𝒖𝒆𝒓 𝒆𝒔𝒑𝒆𝒓𝒂𝒏ç𝒂 𝒅𝒆 𝒓𝒆𝒕𝒐𝒓𝒏𝒐, pois defraudou legal e financeiramente uma senhora do Senhor indefesa e inocente que só queria ajudar outrem, e se aproveitou do fato de ela não entender de leis e ações afins para prejudicá-la em seu orçamento sem dó nem piedade, prestando-lhe um serviço sem garantias visto que aquilo pelo que pagara já estava pronto e ela não sabia. Enganador! Porém, disse Jesus: "Eu digo a vocês: Ele [Deus] lhes fará justiça e depressa (Lc 18:1-8). Emunah.

Creia no Senhor, senhora de Deus! Jesus conhece o seu coração porque o sonda assim como sonda os corações de todos. Com certeza, o tal defraudador não é capaz de repetir para si mesmo o versículo: "Feliz a pessoa que não é 𝒄𝒐𝒏𝒅𝒆𝒏𝒂𝒅𝒂 𝒑𝒆𝒍𝒂 𝒄𝒐𝒏𝒔𝒄𝒊ê𝒏𝒄𝒊𝒂 quando faz o que acha que deve fazer!" (Rm 14:22). É assim que uma pessoa sabe que está em pecado, em dívida com Deus: quando a sua mente a condena. A referida senhora tem certeza da integridade e dignidade de seus feitos e investimentos; não tem do que se arrepender. E o referido, pode dizer o mesmo?

Destaque
bottom of page