Graça sem graça ou com graça?

Graça sem graça ou com graça?


O que é eficaz: a palavra de Deus ou a comicidade humana? O que resolve o problema?

A graça de uma pregação perde a graça quando apenas leva ao riso sem apresentar a solução para uma desgraça, pois não reflete a graça de Deus, mas tão somente a graça dos homens que fazem rir e gargalhar.


Mas vejo que está escrito:

 “A palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas” (Hb‬ ‭4:12‬).


Uma pessoa pode ter muitos conhecimentos, mas jamais terá a ciência de Deus. Por isso, suas palavras até conseguem chegar ao ponto onde estamos carentes por relembrar alguma situação adversa que estamos vivenciando, mas não resolvem o problema.


Por exemplo, ouvi um pregador que trabalha com ministério de casais brincando com a seguinte situação que narrou em um culto: Uma mulher casada o procurou para receber sua orientação com relação à sua vida conjugal, dizendo-lhe que seu marido não há procurava (sexualmente falando), ao que ele lhe respondeu: “O seu marido não a procura, mas a senhora também não se perde!“ Muito cômico, arrancou gargalhadas da plateia (igreja).


Parecia mostrar uma solução como se a mulher tivesse de se perder ou que o marido deveria perdê-la para poder procurar por ela. Mas, como se perder ou, buscando entender melhor, como fazer o marido perder a mulher? Essa colocação do pastor não resolveu o problema; na verdade, só complicou a mente da mulher que ficou sem saber o que fazer e saiu daquele encontro ou culto sem a resposta que buscava. Ela se perdeu em meio às palavras do pastor sobre se perder para ser procurada e encontrada pelo marido. Permaneceu no mesmo estado em que se encontrava antes: sem saber o que fazer.


Para que se encontre uma solução para um determinado problema a partir de uma orientação pastoral é preciso que esse processo seja desenvolvido a partir da palavra bíblica que direciona a ações objetivas. É preciso estar atento às providências de Deus para alcançar as soluções devidas.


O Senhor providencia meios para a solução de problemas e cabe ao crente colocar em prática o que leu na Bíblia ou o que ouviu em uma pregação séria que viabilize a concretização de seu objetivo. Mas tão somente palavras por palavras, palavras com o objetivo de gerar risos não podem gerar soluções.


Como o Senhor providencia o livramento? Através da sua onisciência. Observe este exemplo bíblico:

“Quando Saul e seus homens começaram a chegar mais perto, cercando Davi e seus soldados para capturá-los, NESSE EXATO MOMENTO, um mensageiro veio dizer a Saul: “Venha depressa! Os filisteus estão invadindo Israel novamente!” Então Saul DEIXOU DE PERSEGUIR Davi e voltou para lutar contra os filisteus” (1 Sm‬ ‭23:26-28‬a).‭


Davi foi agraciado por Deus com tão grande livramento que seu inimigo deixou de persegui-lo para perseguir outro inimigo. Para salvar um filho seu, Deus até providencia um inimigo melhor para o nosso inimigo para ele deixar de nos perseguir. Qual é o meu inimigo hoje?


Deus sabe de todas as coisas. Pela sua presciência, Deus conhece de antemão tudo o que vai acontecer. Como Deus é atemporal, passado, presente e futuro estão entrelaçados em um mesmo período de tempo, o que implica ele conhecer previamente as ações humanas a partir de suas decisões (livre arbítrio); ou seja, a pessoa escolhe o que fazer, mas Deus conhece todos os resultados agora antes mesmo que ocorram porque ele conhece a mente humana tanto para sim quanto para não, tanto para ações positivas quanto para ações negativas.


As providências de Deus propiciam ações humanas pelas quais cada um se torna responsável. Basta prestar atenção ao que Deus está falando para saber o que fazer, sabendo que o que Deus fala para fazer é a coisa certa a ser feita por que é certa de gerar o resultado esperado.


Deus ainda não lhe respondeu? Aguarde pacientemente porque assim você achará graça aos olhos de Deus e na hora certa ele vai lhe mostrar a solução perfeita e cheia da sua eterna graça que o fará achar graça depois que tudo passar.

Destaque