Riso sem graça!

Às vezes, algumas pessoas julgam outras como incapazes, despreparadas, sem condições de fazer alguma tarefa, incompetente para lidar com determinadas situações etc.


Mas o que essas pessoas cruéis, desumanas, debochadas, não sabem é que Deus formou cada ser humano do jeito que ele quis, com as atribuições para a vida designadas por ele.


Por isso, quem ri normalmente não é capaz de fazer o que a pessoa que o faz rir pode fazer. Ou seja, todos têm o potencial dado por Deus para cumprirem exatamente o que lhes foi designado. Então, por que rir de alguém que pode fazer algo que você é incapaz de fazer?!


Ela não conseguiu fazer isso, mas você é incapaz de fazer aquilo que ela faz. Você gostaria que ela risse de você?!


Algumas advertências contra o riso irônico:


“O homem que não tem juízo ridiculariza o seu próximo” (Pv 11:12a).


“Eles zombam abertamente uns dos outros e nunca falam a verdade” (Jr‬ ‭9:5a‬).


“Façam aos outros aquilo que vocês querem que eles façam a vocês”‬ ‭(Mt 7:12a‬).


“Deus lhe dá o “corpo” que ele quiser e a cada semente, o seu próprio “corpo” (1 Co‬ ‭15:38 [ler até o v. 41, pelo menos!‬)


“Eles, porém, zombavam dos mensageiros de Deus, desprezando as suas palavras e mofando dos seus profetas, até que o furor do Senhor subiu tanto contra o seu povo, que mais nenhum remédio houve” (2 Cr 36:16).


Resumindo:

Alguém é tão capaz de fazer o que você faz ou é capaz de fazer o que você não pode fazer! Logo, pare de rir dos outros porque você não tem motivo algum para rir de ninguém!


Ademais, cuide para não ter de responder pelo deboche que pratica. Aprenda a praticar boas obras justamente porque cada um responde pelas suas obras. O teu riso não ficará impune!


Destaque