livre arbítrio e suas consequências

O QUE SIGNIFICAM AS SEGUINTES PALAVRAS?

Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado. Isaías 6:10

Porque o coração deste povo está endurecido,E ouviram de mau grado com seus ouvidos,E fecharam seus olhos;Para que não vejam com os olhos,E ouçam com os ouvidos,e compreendam com o coração,e se convertam,e eu os cure. Mateus 13:15

A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas, para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados. Marcos 4:11,12

 

Como Deus fez com Faraó que lhe endureceu o coração porque sabia o que havia dentro dele, i.e., não havia interesse verdadeiro pelas coisas de Deus por mais milagres que testemunhasse. Assim Deus age com o homem que age como Faraó.

 

Graças a Deus podemos compreender a palavra de Deus através da nossa própria vida entremeada de dores, perdas, tristezas, decepções, angústias, sentimento de rejeição, etc., os quais, na maioria das vezes, são ocasionados pelos outros - familiares, amigos, colegas de profissão - em quem normalmente confiamos.

 

Quem garante que aquele povo a quem Deus se refere em sua palavra se converteriam de verdade, em se tratando de uma humanidade não regenerada? Deus dá discernimento espiritual aos seus servos para que sejam capazes de reconhecer quando uma conversão é genuína ou não, quando se trata de um arrependimento fingido. Eles poderiam declarar sua conversão, mas como o homem de Deus o saberia ser verdadeiro se não fosse pelo dom do discernimento dado a ele por Deus? É o mistério de Deus sendo revelado aos crentes verdadeiros que Deus não permite serem enganados por crentes falsos.

 

Deus não deixa seus filhos enganados. Ele mostra a verdade nua e crua quanto ao caráter daquele que lida com seus filhos. Os maus e ímpios se tornam transparentes para os que verdadeiramente servem a Deus. Às vezes, um mal se mostra aos poucos, havendo quem os observe, quem os perceba, e avisam o servo de Deus a esse respeito, mas o servo continua acreditando que se trata de uma boa pessoa, e ainda julga que é cisma do que faz o alerta, mas um dia essa verdade não resiste e surge à tona, a máscara cai, a verdade não tem por onde fugir, não tem como se esconder, e o único jeito é ir lidando com ela na maciota, acreditando que ainda pode continuar enganando para proveito próprio.

 

Como, então, dar bênçãos a falsos convertidos que são pessoas obstinadas e incuráveis? Analogamente, como continuar um relacionamento sincero unilateral em um jogo de interesse unilateral? Após a descoberta da verdade, esse relacionamento não será mais baseado numa sinceridade recíproca - já que nunca houve de fato tal reciprocidade que se acreditava existir - mas será um relacionamento baseado numa relação superficial puramente social, pois o coração do inocente nunca mais será o mesmo devido à falta de confiança que nascerá dessa circunstância.

 

Eis a explicação da palavra: Deus não terá por inculpável aquele que se aproveita da boa vontade de seus servos que agem com dignidade e fidelidade mediante um coração puro. Mas, ainda mais forte que isso: Deus em sua infinita onisciência sonda a mente e o coração dos homens e conhece a verdadeira intenção da sua alma impenitente; portanto, tornam-se responsáveis por não sentirem atração pela mensagem salvadora de Cristo. Quando uma pessoa recusa a verdade, ela se torna responsável por sua escolha e seu estado de ignorância se tornará ainda mais culpável. É o livre arbítrio do homem diante da soberania de Deus.

  • 7 livros
  • LinkedIn ícone social
  • 10411954_685602844810247_333669641129231921_n
  • 105877862_3304579512893603_5748729188284
  • Litwin, Edith.
  • 11060882_418988858270919_2397584092961867947_n
  • Instagram
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon

© 2016 por Monica Campello. Escritora para a glória de Deus! Professora graças a Deus!