top of page

RELACIONAMENTOS

 

Fortalecendo-se em Cristo

​

He Ain't Heavy, He's My Brother: Ele não é um peso, ele é meu irmão.


Que possamos nos suportar uns aos outros em nossas fraquezas, pois não somos fortes o suficiente que não venha a manifestar uma fraqueza vez ou outra.

Como o Senhor fala conosco por antecedência, antes de experienciarmos alguma emoção ou descoberta interior.
Ele fala conosco e depois nos dá alguma ilustração que confirma sua palavra. Glória a Deus:

"Se devo me orgulhar, que seja nas coisas que mostram a minha fraqueza. O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é bendito para sempre, sabe que não estou mentindo" (2 Co 11:30,31).

"Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte" (2 Co 12:9,10).

Obrigada, Pai, pela tua providência. O Senhor nos providencia a oportunidade de pedir perdão e perdoar. 
Ah, como é bom fazer assim, como fica leve o nosso coração, cheio de amor... e de paz.

​

Autoritarismo comum

 

O autoritário quer que as pessoas sejam, ajam e pensem como ele!

Ludicamente respondem ao seu autoritarismo: "Tudo o que o mestre mandar, faremos todos", como um brinquedo divertido do tipo marionete ou ainda como bichinhos de estimação que não têm vontade própria.

 

São pessoinhas de personalidade fraca que concordam com tudo o que lhes impõem, recomendam ou constrangem a aceitar como verdade última.

 

São pessoinhas que se deixam manipular por pessoas que não as respeitam como são, pelo que pensam, do modo como agem.

 

Até parece bonitinho fazer a vontade de uma pessoa querida, mas, no final, toda subordinação terá um resultado amargo, pois ninguém pode deixar de lado a própria essência.

 

Uma pessoa não pode deixar de ser o que é por capricho de outra que quer que ela se adeque ao seu estilo de vida e modo de ser.

 

Num ambiente onde há várias pessoas, cada pessoa deve manifestar seu jeito de ser de modo que os outros tenham a opção de aceitá-la ou não pelo que ela é, mas não ser podada por alguém que acredita que os outros não vão gostar do comportamento dela.

 

O fato de não ter intimidade com pessoas de determinado ambiente não impede ninguém de ser o que é. Em todo ambiente, as pessoas devem ser o que são em seu modo natural, e, se outros não gostarem, ela o saberá, e, com certeza, por si mesma, como pessoa racional e adulta, saberá se adaptar ao meio ou até mesmo retirar-se dele se for o caso.

​

Não cabe, portanto, qualquer repreensão a uma pessoa que sabe que o que está fazendo "não é nada demais", apenas uma leve descontração num ambiente que acredita ser familiar, independentemente da extensão da intimidade que possua com todos visto que ali estão todos em família, e em família é muito natural que todos estejam muito à vontade - a não ser que isso não seja verdade; aí, então, já não é família.

 

O amor do Senhor por nós.
"Eu vos tenho amado, diz o Senhor" (Ml 1:2).

​

-----------------------//////////////////////-----------------------

Mais importante que os nossos relacionamentos humanos é o nosso relacionamento com Deus.

Perseveremos em permanecer na presença do Altíssimo para que não venhamos a encarar um divórcio espiritual, ou seja, um rompimento da nossa relação com Deus porque ele é o nosso Marido: "O teu Criador é o teu marido; o Senhor dos Exércitos é o seu nome" (Is 54:5).

E da mesma forma, tenhamos cuidado em sermos fiéis aos nossos reelacionamentops humanos, pois refletem a nossa relação com Deus: "Pois o Senhor Todo-Poderoso de Israel diz:
— Eu odeio o divórcio; eu odeio o homem que faz uma coisa tão cruel assim. Portanto, tenham cuidado, e que ninguém seja infiel à sua mulher.

O mesmo vigor que desempenhamos para preservar, nutrir e fortalecer nossos relacionamentos humanos, precisamos desempenhá-lo ainda mais fortemente para preservarmos o nosso casamento com Deus.

---------------------------////////////////////------------------------------

Eu preciso construir meu relacionamento com Deus antes de construir relacionamentos com outras pessoas, pois a Pessoa divina está acima de todas as demais pessoas. Sem ele, nada sou, nem sequer existiria.Preciso ter esta consciência. [Ml 2:16]

Por isso que muitas vezes não compreendemos porque certas pessoas são afastadas de nós e entendemos que assim acontece pela vontade de Deus, que ele é quem está agindo, não contra nós para nos afastar das pessoas, mas em nosso favor para nos aproximarmos dele, aprendendo a depender dele e não de pessoas humanas. Pois ele pode tudo em nossas vidas, mas as pessoas do nosso convívio, por maior boa vontade que tenham, jamais serão capazes de suprir as nossas necessidades, visto que as materiais não podem se sobrepôr às espirituais, ou seja, mesmo que os nossos amigos mais queridos venham a nos ajudar, chegará um momento em que nada poderão fazer por nós. Então, precisamos estar preparados para este momento desde já, sabendo que só Deus pode suprir todas as nossas necessidades em tempos de angústia.

Precisamos entender que tudo o que está acontecendo hoje é um remédio para o dia de amanhã - aprender a depender somente de Deus - em que Deus e somente ele operará em nosso favor por uma causa que homem algum poderia nos salvar. Que hoje, então, possamos dizer: O Senhor Deus é a Pessoa Certa para todos os meus momentos, tristes ou alegres. Que eu tenha amigos, sim, mas que antes eu saiba que Deus é o meu Maior Amigo.

​

bottom of page