SABEDORIA

NÃO À INSENSATEZ!

FALAR BAIXO, FALAR POUCO, FALAR AGRADAVELMENTE!
OUVIR MAIS E FALAR MENOS!
Não se julgue um sábio, para que não se torne um tolo! (Pv 26:12). A soberba é pior do que a falta de discernimento ou a falta de sabedoria, pois quem não aceita orientações, quem não gosta de ouvir, quem rejeita a instrução, não pode aprender nem ser corrigido. Odeie as suas opiniões e os seus pensamentos no sentido da humildade para a sabedoria de modo que não sejam para vanglória de se sentir o dono da verdade.
Não seja: tolo, sem juízo, desapercebido, insensato, imprudente, desequilibrado. Meça suas palavras antes de falar por organizar previamente suas ideias.
Retém as suas palavras o que possui o conhecimento, e o homem de entendimento é de precioso espírito (Pv 17:27).

 

NÃO À SOBERBA!

"Corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor" (Ez 28:17).

Nunca estimar o nosso coração como se fosse o coração de Deus, como poderoso e portentoso, capaz de conseguir tudo o que deseja: fama, sucesso, reconhecimento. Que possamos desfrutar dessas coisas, sim, mas como bênção do Senhor, e não como maldição em que há interesse mesquinho, contrário à glória de Deus.

Que os dons que o Espírito Santo nos concede sejam usados em santidade como para servir aos santos espalhados pelo mundo que carecem dos cuidados do Senhor.

Que nossos ministérios sejam para honrar e glorificar o nome do Senhor; que sejam reconhecidos, sim, não por nós, mas por Deus. Nisso há humildade e a confissão de que o Senhor é Deus.

Que as nossas intenções ao fazermos a obra de Deus sejam puras e com objetivo santo a fim de alcançar almas, nunca para vanglórias, de modo que não haja culpa em nós diante do Senhor.

 

ENSINA-ME A VIVER, SENHOR!

Ao tolo não é certo gozar de deleites. Provérbios 19:10

Por LET GOD BE TRUE: "A melhor coisa para o tolo é ser espancado e deixado com fome (Pv 20:4; 26:3). A pior coisa que você pode fazer por um tolo é honrá-lo e ser bondoso para com ele (Pv 19:10; 26:1,8)".

E eu tinha ficado com pena do Leôncio (novela) quando o oficial o deixou sem comida!

E eu tinha ficado com pena de um vizinho quando outro lhe tirou algo que tinha lhe dado anteriormente, mas o fez porque o presenteado agiu com ingratidão, grosseria e petulância quando o doador fazia um serviço do qual ele não se agradava. Cobrou o que não tinha direito de cobrar porque o serviço era espontâneo, e não soube agradecer pela prestatividade espontânea do que fazia a obra.

Precisamos ter coragem para ensinar esse tipo de gente a viver. Que Deus nos capacite com o dom da coragem para repreender esse tipo de gente com esse tipo de atitude.

Não ter pena, mas ser justo, imparcial e firme, empregando fielmente a autoridade recebida de Deus.

............................................................................................................................................................................................................................

Os tolos não defendem os sábios, não apoiam os sábios, não ouvem os sábios, mas, normalmente, são maioria. Por isso que muitas vezes o sábio é envergonhado em grupos de tolos, pois os tolos não sabem o que o sábio sabe, mas sabem tanto quanto os tolos companheiros sabem, e o sábio que se encontra sozinho, como é minoria, não recebe qualquer apoio e fica parecendo que o tolo é ele.

O sábio sabe o que sabe e quer transmitir o que sabe. Ele sabe selecionar bem o grupo onde quer participar, um grupo em que todos querem aprender de alguém que tem "know-how" em sua área específica, e, por isso mesmo, o recebe bem como aprendiz. Esse grupo inteiro tem interesse em aprender, e irá respeitá-lo como sábio que pode ensinar.

O sábio não gosta de investir seu precioso tempo com tolos que não querem aprender, pois sabe que o considerariam como um igual, desprezando seus conhecimentos e contaminando todos desse grupo cujas opiniões não têm fundamentação sólida por falta do discernimento necessário dos fatos.

O sábio não insiste com os contumazes. Já esses teimam em criticar o sábio.

"É melhor ouvir a repreensão de um sábio do que a canção dos tolos. Quem é sábio recebe elogios pelas coisas que diz, mas o tolo é destruído pelas suas próprias palavras" (Ec 7:5; 10:12).

Quem é sábio, entenda essas palavras!

© 2016 por Monica Campello. Escritora para a glória de Deus!

  • 10411954_685602844810247_333669641129231921_n
  • 11060882_418988858270919_2397584092961867947_n
  • 12036535_1673158749594699_5900628048313839229_n
  • 4vertical
  • palavras face
  • oie_gGxu4nef26VX
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon