top of page

"FOI JESUS QUEM ME REVELOU"


"FOI JESUS QUEM ME REVELOU" - Revelação ou Dedução? Cuidado com essas palavras!

Anunciaram falsamente em meu nome palavras que não lhes mandei dizer; e eu o sei e sou testemunha disso, diz o SENHOR (Jr 29:23).

Assim diz o SENHOR acerca de Semaías, o neelamita: Semaías vos profetizou, e eu não o enviei, e vos fez confiar em mentiras. Portanto, assim diz o SENHOR: Eis que visitarei a Semaías, o neelamita, e a sua descendência; ele não terá ninguém que habite entre este povo e não verá o bem que hei de fazer ao meu povo, diz o SENHOR, porquanto falou em rebelião contra o SENHOR (Jr 29:31,32).

Alguns crentes cristãos têm o costume de dizer que Deus falou algo ou mandou dizer algo a alguém quando, na verdade, Deus não disse nada nem deu tal ordem. Nas épocas do AT e do NT, Deus falava com os profetas diretamente; hoje, Deus fala principalmente através das Escrituras Sagradas, por meio de uma leitura diligente, responsável, não tendenciosa. Deus pode mesmo falar diretamente com um servo fiel nos dias atuais, mas isso não ocorre atualmente com a mesma frequência daquelas épocas.

É preciso ter muito cuidado com esse tipo de atitude de "colocar palavras na boca de Deus". Isso pode acarretar sérios problemas para fiéis que em sua simplicidade e humildade acreditam no que ouvem como sendo uma revelação divina quando,na verdade, não passa de mera dedução carnal.Será constrangedor para esse crente ouvinte contestar uma "profecia" que começa assim: "Deus me revelou isso... Deus mandou eu te dizer aquilo... Jesus me revelou assim e assim..." quando tudo isso não passa de uma ideia formada a partir de algo que o falador conhece com relação àquela pessoa a que ele está se dirigindo, e a pessoa por sua fé sincera e temor a Deus, em sua inocência, cala-se diante da situação, mas ela não sabe que o falador usa o nome de Deus para autenticar sua autoridade. Trata-se, no entanto, de pessoas levianas que não têm o mínimo temor a Deus.

Mas veja o que diz a palavra de Deus acerca desse tipo de gente que se diz profeta de Deus:

Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá. E se disseres no teu coração: Como conheceremos a palavra que o SENHOR não falou? Quando o tal profeta falar em nome do SENHOR, e tal palavra se não cumprir, nem suceder assim, esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou o tal profeta; não tenhas temor dele (Dt 18:20-22).

Como, então, reconhecer um verdadeiro profeta de Deus? Quando o que ele disser se cumprir. Já houve profecia cumprida por meio de uma revelação dada por ele? Então esse profeta é confiável como um servo de Deus. Mas ainda há outros meios de saber quando alguém pode ser chamado de "homem de Deus" ou "mulher de Deus". Pense nisso!

Visite, curta, inscreva-se no canal: https://youtu.be/Fq02iNFRbIw

Destaque
bottom of page