ATALAIA!
Missão de atalaia de Jesus leva tempo! O Senhor manda, a serva obedece.
(Continuação da postagem anterior em: https://www.facebook.com/sabedoria.de.MonicaCampello/posts/3383195395117720)
Disse ao Senhor que levei um dia de domingo inteiro dentro de casa para refutar um youtuber que fez no respectivo canal um vídeo cujo teor vai contra a verdade bíblica, algo que desagrada ao Senhor, e pelo qual ele responderá caso persista no erro. Logo, eu tinha de adverti-lo sobre o seu erro diante de Deus; caso contrário, seria eu a responder pela negligência em deixar de avisar alguém sobre o seu pecado (Ez 3:18)
Profeticamente, o Senhor me respondeu em 2 Reis 14:25 — “Conforme a palavra do Senhor, Deus de Israel, a qual falara pelo ministério de seu servo Jonas” —, levando-me em referência cruzada ao livro do profeta Jonas.
Fiquei perguntando a mim mesma sobre como ter levado tanto tempo para refutar as palavras de um professor de hebraico que midiaticamente ensinou coisas que divergem da palavra de Deus: “restaurar alma” no Salmo 23:3 não significa “reencarnação” com respaldo bíblico. Antes, restaurar alma nesse versículo significa restaura a vida, renovar as forças, dar à alma um refrigério, regenerar dos erros, da corrupção. Isso foi tudo o que ele não ensinou! Na verdade, desencaminhou de Deus muitas mentes. i.e., muitas almas, muitas vidas, muitas pessoas, muita gente, muito povo de Deus. Isso VAI DE ENCONTRO À palavra de Deus, ou seja, NÃO VAI AO ENCONTRO DA palavra de Deus:
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Fp 4:8).
O professor é irmão em Cristo?! Um irmão em Cristo ensinaria dessa maneira?!
Fiquei pensando que eu poderia tê-lo feito em menos tempo. Mas o Senhor me esclareceu algo que eu não tinha pensado antes, sobre o tempo que o profeta Jonas levou dentro de um peixe até levar a mensagem de Deus ao povo escolhido para salvação, e o tempo que Jesus levou sobre a terra para pregar a sua salvação ao povo escolhido.
“E veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim. Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a pregação que eu te disse. E levantou-se Jonas e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor; era, pois, Nínive uma grande cidade, de três dias de caminho” (Jn 1:1-2; 3:2-3).
“Mas ele lhes respondeu e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém não se lhe dará outro sinal, senão o do profeta Jonas, pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do Homem três dias e três noites no seio da terra” (Mt 12:39-40).
Daí, entendi que o profeta Jonas, por desobediência à ordem de Deus para pregar ao povo de Nínive a fim de que chegassem ao arrependimento, ficou três dias dentro de um grande peixe, mas depois disso cumpriu a missão. Já o Senhor Jesus ficou três dias no seio da terra por obediência à ordem de Deus para pregar ao povo de Israel (o Israel de Deus, que se estenderia a toda a humanidade) a fim de que chegassem ao arrependimento, e cumpriu com a sua missão.
Logo, pela resposta de Deus através da sua palavra, reprovei o meu questionamento, pois fiquei apenas um dia para cumprir a missão que Deus me deu de exercitar meu ministério apologético contra um discurso que é reprovado por Deus.
Quantas ALMAS, i.e., VIDAS, PESSOAS, ouvindo aquelas palavras desencaminhadoras da verdade bíblica!!!
Aproveitar-se de um texto bíblico, fazendo interpretação tendenciosa porquanto caótica, pois leva à confusão de mente que gera um entendimento errôneo do sentido da palavra de Deus, é algo que Deus condena, pois desencaminha muitos inocentes que não sabem discernir entre certo e errado. Isso remete a Jonas 4:11 – “e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil homens, que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?”.
O que o professor fez não ajudou nenhum crente em nada; só serviu para confundir e desestruturar as mentes frágeis dos que ainda estão no leite (Hb 5:13). Como diz Jesus:
“Se alguém fizer cair em pecado um destes pequeninos que em mim confiam, teria sido melhor ter amarrado uma grande pedra de moinho ao pescoço e se afogado nas profundezas do mar” (Mt 18:6).
Não se brinca com a palavra de Deus, não se joga com a palavra de Deus, não se zomba da palavra de Deus.
Várias versões de Jonas 2:8:
NTLH — “Aqueles que adoram ídolos, que são coisas sem valor, deixaram de ser fiéis a ti.”
TB — “Os que observam vaidades mentirosas abandonam aquele que lhes é misericordioso.”
A21 — “Os que se apegam aos ídolos inúteis afastam de si a misericórdia.”
ARA — “Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso.”
NBV — “Os que adoram ídolos inúteis perdem a oportunidade de receber todas as provas de bondade que Deus oferece!”
NVT — “Os que adoram falsos deuses dão as costas para as misericórdias de Deus.”
VFL — “Os que adoram ídolos inúteis desprezam o seu amor fiel.”
Os versículos abaixo têm relação com os mencionados acima:
DEUS ANUNCIA A DESTRUIÇÃO DE SODOMA E GOMORRA:
“Disse mais o Senhor: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito, descerei agora e verei se, com efeito, têm praticado segundo este clamor que é vindo até mim; e, se não, sabê-lo-ei” (Gn 18:20-21).
O PECADO DA MISTURA QUE DESAGRADA A DEUS:
“E disse: Meu Deus! Estou confuso e envergonhado, para levantar a ti a minha face, meu Deus, porque as nossas iniquidades se multiplicaram sobre a nossa cabeça, e a nossa culpa tem crescido até aos céus” (Ed 9:6).
CONDENAÇÃO DOS RICOS OPRESSORES:
“Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras e que por vós foi diminuído clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos Exércitos” (Tg 5:4).
A QUEDA DE BABILÔNIA:
“Porque já os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou das iniquidades dela” (Ap 18:5).
Conclusão:
O pecado da mistura religiosa que desagrada a Deus porque ocasionalmente leva o seu povo a se afastar dele também leva à condenação os ricos opressores que se aproveitam de qualquer subterfúgio para ganhar inscritos, seguidores, curtidas, visualizações etc., em redes sociais, a fim de alcançar lucros monetários; nesse caso, usando a palavra de Deus como um joguete para aguçar curiosidades, debates, discussões, tudo o que contribui para o aumento de seus objetivos. De Deus não se zomba! Tudo o que o homem planta, ele colhe. (Gl 6:7). Portanto, esse tipo de atitude somente conduz à queda e à destruição da ALMA e consequentemente do espírito. Daí, a perdição eterna.
Será que é isso o que essas pessoas querem, já que se imagina que elas têm consciência do que estão fazendo?
Por isso é que foi dito: "Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti" (Ef 5:14).
“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar” (Is 55:6,7).
Conforme entendi do Senhor que enquanto ele não se volta para Jesus é laia, rebelde, e está cortado da árvore, mas se se voltar para Jesus será salvo:
“E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar.”
Romanos 11:23
Então, não adianta dar pérolas a porcos (Mt 7:6), pois eles não reconhecem a preciosidade da palavra de Jesus Cristo, o Senhor nosso Deus, e, por isso mesmo, não o reconhecem como Deus, e falam ressabiadamente, sem convicção, porque eles mesmos não sabem se no que dizem acreditar está correto, se acreditam no que dizem acreditar, e assim dizem que Jesus não é Deus.
Pastora Monica Campello.
(Ministérios de ensino, apologética e literário)
Comments