Hissope-se!

Antes de agir, hissope-se, i.e., purifique-se!


Hissopo: planta purificadora escolhida por Deus associada à purificação presente em dois momentos cruciais da libertação do povo de Deus: do êxodo do Egito e da crucificação de Jesus.


Deus instruiu o seu povo a limpar os locais onde os cultos de sacrifícios a ele em favor do perdão de pecados eram realizados. Para isso, amarrava-se o hissopo em forma de feixe que era usado como uma brocha. Tinha por finalidade aspergir o local com água, sangue ou vinagre.


O hissopo surgiu biblicamente pela primeira vez no ritual de Páscoa quando os hebreus deveriam fazer um feixe de hissopo, misturá-lo com sangue de cordeiro e passá-lo nos umbrais das portas para que ao passar por elas, o Senhor não deixasse o destruidor entrar nas suas casas" (Êx 12:1-30).


Eu estou com raiva disso, estou com raiva daquilo, mas quero ficar livre dessa raiva. Meu Deus, ajuda-me a me livrar dessa raiva. Purifica o meu coração para que não seja contaminado pelas ações alheias.


É pela graça de Deus que nos tornamos limpos, através da nossa comunhão com ele, permitindo que ele nos toque para nos esculpir segundo os seus desígnios em meio às nossas dores, maus intentos e más ações, fazendo nos lembrar que Jesus venceu o mundo com todas as suas aflições (Jo 16:33).

Não é pela força ou vontade humana que se alcança esse propósito divino, pois ninguém tem o poder de se purificar espiritualmente se não for pelo poder de Deus através da sua aliança com seu povo que se encontra no Antigo Testamento e no Novo Testamento. (Hb 9)  “Purifica-me de minha impureza, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco que a neve” (Sl‬ ‭51:7‬).

Que eu possa ser “integralmente ” limpo e liberto de qualquer poluição em minha alma. Que não haja mal algum remanescente em mim.


O Senhor aspergiu o seu sangue sobre mim e eu fui purificado!

Que o Senhor Jesus venha a aspergir o seu sangue através do molho de hissopo sobre as nossas vidas para que possamos ser purificados dos maus sentimentos e das más emoções que tanto prejudicam a nossa mente, o nosso coração e o nosso espírito.


“Molhem um ramo de hissopo no sangue que estiver na bacia e marquem os lados e por cima da porta com o sangue. Ninguém deverá sair da sua casa antes do amanhecer (‭‭Êx‬ ‭12:22‬).


Parafraseando esse versículo, pergunta-se:

Está zangado? Está chateado? Está com raiva? Está chocado? Está magoado? Está ferido? Está triste? Está decepcionado? Está com inveja? Está com ciúme? Está complexado? Está amargurado? Qual é o melhor remédio para curar todas essas mazelas?


É buscar a purificação até que esteja purificado pela palavra libertadora de Deus. Não se dedique a fazer nenhuma outra coisa nem ir a qualquer lugar neste momento em que você se encontra possuído desses maus sentidos.


Antes de fazer qualquer coisa busque se corrigir na presença de Deus para que seja purificado. Espere que esse processo de purificação seja completo para que você possa prosseguir em suas atividades. Assim, você poderá desenvolvê-las sob a paz de Deus e o resultado será plenamente satisfatório.



Destaque