top of page

O verdadeiro amigo

17:17 — casadinhas do Senhor: o verdadeiro amigo


“Um amigo ama em todos os momentos, ele é um irmão em tempos difíceis” (Pv‬ ‭17‬:‭17‬).


O verdadeiro amigo não é levado pelas circunstâncias; continua sendo amigo. Se há problemas, fala abertamente com o outro a fim de sanarem quaisquer adversidades. Se não há abertura para o diálogo, resta provada a falta de lealdade, a falta da consideração devida, a falta de sinceridade e a falta da verdadeira amizade necessária ao relacionamento amigável. Assim, mostra que não é o amigo que parecia ser e perde a capacidade de se tornar um irmão.


O verdadeiro amigo não permite que nada abale a sua amizade, buscando sempre valorizá-la acima das dificuldades que possam funcionar como empecilho para a sua continuidade.


O verdadeiro amigo nunca deixa de ser irmão. Isso me faz lembrar de Davi e Jônatas (1 Sm 18:3). Que mesmo em face de perder o direito ao trono como herdeiro do seu pai, preferiu o amigo porque respeitava a decisão de Deus, a escolha de Deus e, correspondendo ao Senhor, também escolheu aceitar que o amigo se tornasse rei em seu lugar. Um verdadeiro exemplo de uma verdadeira amizade.



Destaque
bottom of page